terça-feira, 15 de abril de 2014

Filosofando um pouco sobre céticos, cientistas, medicina e alienígenas

Seguindo minha linha de escrever posts em vez de emails para o nerdcast, encontrei mais este assunto.

Há muito tempo atrás escrevi um email sobre o nerdcast 369 "Profissão Médico" e não consegui fechar para enviar... Daí veio o episódio mais recente, 409 "Alienígenas do Passado" e me lembrei do primeiro email e resolvi ressucita-lo. Vou dividir aqui em duas partes.

PARTE 1 - Médicos

Scrubs. Melhor produção sobre medicina que reflete a realidade. Gostaria de ter visto o que os médicos do episódio teriam a dizer sobre ela... Pra quem nunca assistiu, recomendo pois é também uma das melhores sitcom jamais feitas!

E quando quiserem ter uma boa noção sobre a ciência consolidada das coisas, aconselho começar a ouvir o podcast Skeptics Guide to the Universe (ou SGU). Homeopatia é apenas uma, das chamadas pseudo-ciências, mais criticadas por eles e a página em português do wikipedia revela que a preocupação que eles têm com esta porcaria é bastante relevante. HOMEOPATIA NÃO É CIÊNCIA! E sim, o artigo sobre ciência em português também está completamente defasado. Comece pesquisando em inglês, com a mente aberta, e logo verá.

E não é inofensiva. Não pode ser bom só por que parece não fazer mal. Uma forma que isso faz efetivamente mal: as pessoas as vezes trocam a medicina por esse tipo de lixo, e morrem sem sequer tentar procedimentos básicos que certamente poderiam ter salvado a vida caso tivessem optado pela ciência. Outra forma: vacinas. Pessoas deixam de tomar vacina e terminam causando indiretamente a morte de outras que não podem tomar a vacina. Sim, pseudociência MATA!

Vou fazer uma comparação aqui, para ilustrar a forma que vejo isso tudo.

- Uma pessoa "normal" quando pesquisa no google, se chegar a pesquisar, creio que leva cerca de 1 minuto, incluindo olhar o primeiro link que clicar e dar uma lida por cima de tudo.

- Um nerd pesquisando um assunto que já conhece, gasta 5 ou 10 minutos. Talvez até 1 hora. Olha a origem do link antes de clicar e já tem alguma noção de evitar coisas evidentemente inúteis.

- Um auto denominado cético como o pessoal do podcast que recomendei, via de regra, gasta horas ou dias pesquisando um assunto antes de pensar em falar a respeito. E ainda assim, fala com precaução.

- Um cientista pode gastar a vida inteira para pesquisar 1 único assunto. E descobrir no final que era um beco sem saída. O bom cientista está preparado para lidar com isso e com a completa falta de "sucesso" na sua carreira inteira.

Nessa escala, eu diria que sou um nerd de baixo calão, dificilmente gasto mais que 10 minutos pesquisando um assunto e o pessoal do nerdcast talvez estaria entre "nerds" e "céticos", excluindo o Azaghal. Já os homeopatas? Se perderam no meio do caminho e ficaram flutuando por aí. Certamente gastaram um bom tempo em se formar, mas nunca em pesquisar um assunto a fundo suficiente. Ou se perderam em alguma falácia lógica mesmo.

PARTE 2 - Alienígenas

Um dos melhores exemplos de cientista que se perdeu em falácias lógicas foi citado no último podcast mencionado. Michio Kaku. Quando um cientista começa a falar fora da sua área geralmente dá merda mesmo. Longe de ser o único, talvez seja o mais proeminente que ainda não se converteu completamente para força escura da pseudociência, mas está no caminho e acredito não ter mais volta.

Eu costumo concordar muito mais com o Azaghal do que com o Alotoni, mas neste episódio não deu. Sei que precisa ter conflitos para manter a veia cômica e talvez o Azaghal desta vez estivesse falando só pra provocar isso mesmo. Nem alienígena nem sequer UFO não existem, dentro do nosso radar científico. Infelizmente. Da mesma forma que não existe homeopatia. Explico.

Tudo isso é formado por milhares de pessoas que se perderam nesse caminho da ciência. E ciência, se ainda não percebeu, não é nada fácil!!

Vamos começar do começo.
Ciência (do Latin scientia, traduzido por "conhecimento") é uma "empresa sistemática" que constrói e organiza conhecimento na forma de explicações testáveis e predições sobre o universo. Num significado mais antigo e muito próximo, "ciência" também se refere ao corpo de conhecimento em si, do tipo que pode ser racionalmente explicado e confiavelmente aplicado.
Uma das principais consequências desta definição é que um conhecimento científico precisa ser replicável. Mas já volto nisso. Tem aqui um vídeo excelente que mostra algo que você certamente imaginava que era simples, mas conforme vamos prestando atenção aos detalhes vemos que de simples tem nada. Qual é o "nível do mar"?


Qualquer detalhe perdido nisso, medirá o "nível do mar" de forma errada. Se você não estudar suficiente para fazer isso certo, vai errar! E deixar de estudar um assunto mais a fundo é tentador. É humano. Eu não tenho saco pra isso. Os poucos que tem, os cientistas sérios, fazem isso tudo. E depois, para saber se fizeram certo, colocam tudo que fizeram na comunidade, para ver se mais cientistas conseguem replicar os resultados. Quanto mais se replica e se confirma, mais força o estudo ganha. Foi assim com o Darwin.

E não é assim com homeopatia. Muito menos com qualquer um desses estudos sobre OVNI. Tem alguns links no episódio do nerdcast, como este do Richard Dolan. Rídiculo. Ele só tem relatos e se baseia nos relatos! Nada na ciência é baseado em relatos. Precisa replicar! E o estudo em si, precisa ser meticulosamente registrado. Por que um dos outros principios básicos da ciência é que nossa memória e todos outros nossos sentidos são extremamente falhos. Não vou nem detalhar este assunto aqui, mas são. Comece a registrar qualquer coisa que você faça depois tenta lembrar. Daí olha no registro. Vai ver que sua memória estava errada. É um teste simples que ninguém faz. E ela está errada não só por que nossa memória é fraca, mas também por que pode ter sido armazenada errada desde o começo, por ter visto uma ilusão ótica. Também pode ter sido misturada com falsas memórias. Etc.

Se algum dia um alíenigena vier a terra, encontrar alguém, dar Oi e ir embora e nada for filmado, algo como no filme E.T., a ciência jamais reonhecerá isso como uma evidência. Ela não é perfeita, é apenas a melhor ferramenta que temos para evoluir nossa tecnologia. E, graças a ela, é cada vez mais improvável que esse alien apareça por aqui sem ser filmado! Infelizmente, graças a ela também, é cada vez mais díficil aceitar sequer uma boa filmagem como sendo real - mas existem formas de identificar se um vídeo foi editado ou não.

Enfim, gostaria muito que o pessoal do nerdcast aproveitasse mais essa oportunidade que conseguiram criar em educar o povo brasileiro e talvez conseguir quebrar alguns paradigmas do conhecimento por aqui. Pra mim, este da ciência seria o mais importante deles.

Um comentário:

sandracavalheiro2 disse...

muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito leg