segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Caminhando para um horizonte ainda distante

Menos de 1 mês desde meu último "plano" e já vi que provavelmente não conseguirei sair daqui a qualquer custo. Falta capital. Pelo menos não sem um visto de trabalho. Isso significa que talvez conseguiria ir para Nova Zelândia, onde o visto de trabalho seria possível caso encontre um empregador interessado primeiro... Mas NZ continua sendo um dos últimos casos de backup, por se tratar de uma ilha isolada e distante... Apesar que talvez fosse o lugar ideal.

De toda forma, pensei num outro plano mais sensato. Buscar uma forma de me sustentar online. 100%, sem precisar de qualquer presença. Assim poderei, no mínimo, sair de São Paulo para qualquer cidade melhor. E em breve, quando sair algum visto para morar fora, a transição dependeria somente de arcar com os custos básicos de ir até lá, encontrar uma casa e montar um pequeno escritório em casa.

Comecei a estudar online no edx.org e farei o maior número de cursos possível, numa tentativa de me "graduar" extra-oficialmente, sem diplomas, apenas complementando qualquer conhecimento que acredito estar me faltando e assim ter mais resultados na minha profissão de Ciências Computacionais.

E em breve montarei um portfolio por minha conta, já que até hoje nenhuma empresa conseguiu me ajudar a fazer algo que me orgulhe. Em menos de 1 semana já fiz um micro projeto do qual me orgulho mais do que qualquer coisa que fiz em qualquer outra empresa: http://www.cregox.info/caue/portfolio

E, a partir daí, ou no meio desse caminho, encontrarei algo que possa me sustentar sem precisar da minha presença. Talvez um home office / emprego a distância, como tantas pessoas já fazem. Talvez pegar vários projetos na linha do meu novo portfolio. Talvez uma idéia de algum novo serviço ou produto online, ou seja, montar uma empresa. Não sei ainda, e pouco importa. O que for surgindo irei fazendo, e melhorando, até chegar em algo mais próximo ao "último talvez", que dependeria menos da sorte e mais da minha própria competência em manter o negócio.

Nenhum comentário: