segunda-feira, 19 de outubro de 2009

eli-ipsa

edicao 2010-11-29


Pois bem, como estava falando com o Fernando nos comentarios abaixo, vale uma revisao do texto. Nada alterei abaixo, mas hoje penso diferente do curso. Visitei la novamente. Eles mudaram de sede, aumentaram o espaco, mas continua a mesma coisa.

Diferente de antes, nao acho mais que seja uma experiencia valida para qualquer um. Digo ainda mais: foi uma experiencia que valeu pra mim provavelmente pelo momento que eu estava passando na vida onde procurava por confirmacoes do que eu pensava e vi que, pelo menos, tinha um monte de louco parecido. Entao na epoca me identifiquei muito com a filosofia pregada, tirando o fanatismo como ja disse. Mas eu mudo muito rapido e hoje ja nao me identifico quase nada.

Enfim, este post foi um ato falho. Qualquer dia escrevo um substituto e coloco um link aqui.

E como nao gosto de apagar o que escrevo, mantenho o original abaixo.



Cerca de 1 ano atras fiz um curso de filosofia, que tambem eh uma religiao disfarcada e termina pregando um certo fanatismo. Mas eles tambem tem informacoes gerais sobre questoes da vida organizadas de uma forma extremamente interessante. De la pra ca tentei convencer pessoas proximas a simplesmente ir la visitar e conhecer. Ninguem jamais foi.

Naturalmente eu nao insisti muito, afinal eh algo que so funciona se a pessoa realmente quer. E sei muito bem que cada um tem seu tempo pra questionar sobre a propria vida, e muitos preferem nem jamais passar por isso.

Mas sempre que indico o lugar, por qualquer motivo que seja, termino recomendando que visite o site que hoje eh www.eli-ipsa.org e aviso que a pagina eh muito mal feita, ruim, e nada atrativa. Entao resolvi escrever um pouco melhor a respeito e dai passarei a indicar este meu relato primeiro, para tentar diminuir o choque. Afinal, eu acho que se eu tivesse visto o site antes de ir la visitar, eu nao teria ido. Termina sendo ate um tanto contraditorio.

As organizacoes similares tambem nao sao muito boas: eh um grupo que se assemelha muito ao cientologistas (aquela "ciencia" altamente controversa a qual Tom Cruise, Katie Holmes e John Travolta sao "membros") e ao pro-vida (que foi o curso original iniciado pelo mesmo Celso Charuri). A grande diferenca eh o que gostaria de citar aqui. Eli-ipsa fornece o curso gratuitamente. Simples. Muda todo o conceito.

O curso tem formato de palestra com somente 1 palestrante durante a semana inteira, cerca de 3 a 4 horas por dia comecando aproximadamente as 20h00. Para avancar para o proximo modulo semanal do curso precisa antes ter presenciado todo o modulo atual. No total sao 3 modulos gratuitos: "basico 1", "basico 2" e por fim "introducao". O nome do terceiro modulo se da pois os modulos seguintes so podem ser feitos por quem for convidado, apos uma sequencia de aproximadamente 15 reunioes chamadas preceptorias.

Existe informacao suficiente na internet com relacao a tudo o que envolve as discussoes e controversias sobre o assunto, sao tratados assuntos de exoterismo, piramides (como a porcaria do site sugere), energia, dimensoes... Mas o principal assunto eh a mente humana, e este eh o mais interessante. Ainda que possa ter todo tipo de falha cientifica, a logica e a forma como tudo que eh dado se amarra eh muito boa. E as falhas, que certamente existem, nao chegam nem perto de coisas como a porcaria do JZ Knight que simplesmente fogem a toda ciencia das ultimas decadas, apesar de parecer fazer sentido.

Isso acontece evidentemente por que tudo isso, incluindo a Biblia, possui alguma coisa que realmente faz muito sentido, mas que ainda faltam palavras para descrever, e, portanto fica sempre faltando elementos para fechar a logica de tudo que nos cerca, pra explicar o nosso universo e conseguirmos entende-lo.

Bem, o maior problema do curso eh que ele nao pode ser feito quando bem entende. Como eh gratuito e os recursos do grupo eh pequeno eles oferecem eventualmente. Do que observei, em 2009, devem ter tido 3 vezes no ano. Precisa telefonar la ou verificar os horarios no site. Motivo este pelo qual recomendo entrar no site. E exclusivamente pra isso!

Em resumo, se tiver sorte de pegar uma epoca em que estao oferecendo o curso, experimente. De uma chance de conhecer ao vivo. E me conta como foi depois. Pra mim foi muito elucidativo, e divertido enquanto durou, ao longo de poucos meses. Basta ir de cabeca aberta e nao se deixar levar pelo fanatismo implicito.

2 comentários:

Anônimo disse...

eli-ipsa eh igual a todas as outras... nao paga curso,mas paga a reforma do local!!! Prega igual...
Não tem base no que falam... mas simple things for simple minds...

Caue C M Rego disse...

sinceramente, concordo Fernando. eu voltei la ainda em outubro mesmo, cerca de 1 ano depois que escrevi esse post e a unica coisa que vi diferente das outras eh que realmente nao tem qualquer tipo de cobranca dos curiosos / iniciantes. se voce pagou por algo la eh pq foi muito mais longe que eu no curso e ja se tornou um membro. mas pregam muito mais non-sense do que eu tinha visto da primeira vez. acho que vou editar o post...