segunda-feira, 27 de março de 2006

projetos

bem, estou tentando organizar meus projetos, e vou começar a re-estruturar minha tese que pretendo defender para doutorado, ambiciosamente, já que nem graduação eu tenho. sei que é improvável e perto de impossível, mas sei também que tenho confiança para tentar e creio que basta existir um nível mínimo de compreensão e aceitação à novidades por parte da diretoria do IME para se tornar realidade. as chances são geralmente calculadas em cima de fatos e acontecimentos. quando é algo tão abstrato (já que nunca foi observado um acontecimento parecido) é dificil determinar. mas eu diria que é menos de 0.1% de chance de acontecer.

de toda forma, aqui está o princípio da organização:
http://pt.wikipedia.org/wiki/caue.cm.rego/projetos

e a seguir adiciono uma corrente de links que começa em "slob" e termina em "acomodado". slob é uma palavra que os próprios americanos não sabem definir, mas creio que, pela cultura, sabem melhor do que imaginam o que significa na realidade. ainda não consegui efetivamente testar isso, mas talvez sábado...

http://en.wikipedia.org/wiki/Joan_Osborne

a relevância de dois assuntos aparentemente tão distantes é, na realidade, bem simples: eu. afinal de contas, este é meu diário... argh, odeio ficar parecendo tão mesquinho.

domingo, 26 de março de 2006

por água à baixo, mas água pra cima!

já que o meu diário já foi por água a baixo e não durou nem 1 semana, pelo menos vou tentar manter alguma constância e eventuais diários espontâneos ainda.

e já que o assunto é água, e provavelmente o assunto mundial vai mudar de óleo petrificado (petroleo) pra água em algum momento neste século, acho compensa comentar um pouco o que penso a respeito desse líquido da vida da forma que conhecemos e que é tão abundantemente raro. sem muita exatidão nos números, mas com alguma precisão do que lembro, água no planeta terra tem uns dados de conhecimento popular, que estão geralmente corretos.

pra começar, a água é, basicamente, incolor. mas tem uma leve tendência azulada, dentro do nosso reduzido espectro de visão da luz, só que é mais comum ela "assumir" uma cor correspondente à sais dissolvidos nela ou ao ambiente ao redor. o efeito de tensão superficial e refração dificulta ver através da superfície, mas quanto mais "pura" for a água, mais fácil de ver através, dado que ela é transparente.

resolvi colocar o texto dentro do meu espaco wikipedia, fica melhor pra ler e sempre espero contar com contribuições que até agora nunca foram significativas, quando existiu alguma.

quarta-feira, 15 de março de 2006

domingo prolongado

desilusoes geram ilusoes para quem ainda tem esperanca. as utopias e ideias que nos movimentam, todos temos uma, de outra forma estariamos mortos. almejar conseguir por algo, uma casa, uma familia, um amigo, um amor, dinheiro, fama, fortuna... em diferentes niveis, ha sempre uma busca. e a realidade frequentemente mostra o quao dificil eh alcancar.

nada me aconteceu diferente desde domingo: fico em casa, estudando, durmindo, vivendo aos poucos, devagar e sempre com uma tentativa de nao exagerar nas precaucoes. as vezes espero e torco para que algo que plantei, cresca. e nao cresce. volto pra ver se precisa de algum reforco, mas parece que nem murchou, nem saiu do lugar. apenas permanece la a marca de que plantei, e nem sequer comecou a brotar.

plantei um pouco menos de 1 dezena de sementes, em poucos lugares, com poucos recursos e pouco "adubo". nao estou podendo aduba-las muito, no meio da seca. e nao sei em qual focar ainda. ateh agora nenhuma deu qualquer resultado pratico desejado, por mais que sei que as sementes sejam fortes, nao sei ainda qual o melhor lugar e momento para plantar.

uma apresenta um caminho mais "trilhavel" (tese de graduacao / doutorado), enquanto outra eh aparentemente mais simples (fazer um site "dwik"). acho que tenho tres ideias principais hoje e a terceira eh o "wikimark", o mais improvavel de acontecer, mas que possivelmente abriria caminhos para todas outras.

de todas ideias que ja escrevi, sementes que ja planejei no papel, elas estao listados, de uma forma ou de outra, em algum lugar da internet, entre google e wikimedia, e principalmente no meu profile do wikipedia, espalhados entre ingles ou portugues.

continuo progredindo lentamente em tentar entender melhor como fazer pelo menos uma funcionar, conseguir ter pelo menos um foco por um periodo de tempo, para depois partir pra proxima. nos ultimos dias tudo que tenho feito eh refletir a respeito, de dezenas de formas diferentes.

domingo, 12 de março de 2006

domingo, dia de morgar

um pouco de papo pro ar, na verdade usando tempo livre pra mais "pesquisas", ou "curiosidades" ou qq forma de aprender informacoes novas aleatoriamente pela internet. ultimamente uma diversao, forma de passar o tempo, viver.

faço, fiz e farei muito disso ainda, mas certeza de que limitarei meu tempo pra isso assim que chegar abril, de volta à cidade natal. até por que já fiz bastante... mas to pensando em aproveitar a maior parte dessas proximas 3 semanas em jogar WoW jah que chegando no Brasil eu devo esquecer disso por alguns anos.

pelo menos decidi algumas coisas que devo comprar pra mim, já que lembrancinhas pros outros é mais dificil, pra poder enxer as malas e nao parecer um estranho no aerporto carregando 1 mala só de roupas. nao devo gastar mais de U$200, pelo menos em notas declaradas, e se alguém quiser que eu leve algo, preciso confirmar se o limite é U$500, daí é só mandar entregar em casa aqui, que levo. minha sugestao vai pro Nintendo DS.

devia ter ido jogar bola hoje, acho que vou lá um pouco agora... fui.

atividades

Semana passada tentei voltar a faser alguma coisa além de respirar e sentar. Naturalmente que, depois de parado por pelo menos 3 meses, não foi fácil. Nem mesmo leite condensado com Nescau conseguiu me salvar do desgaste.

Fui pra quadra de basquete lá pelas 15h da quarta-feira e saí às 21h, sem parar pra sentar, mas parando pra esperar os times, apesar de que ficava pelo menos me mexendo com a bola que levo. Só 1 semana depois que o pé parou de doer, os braços pararam de latejar e algumas cicatrizes no pé fizeram casquinha.

Só pra garantir, preferi ir na quinta tentar de novo, até por causa do tempo. Afinal, aquela quarta tava lá pelos zero Celsius. De quinta até ontem consegui ir todo dia, entre 2h e 5h, com esforço, o pé continua não tendo muita resistência depois da atividade e dói, algumas manchas, mas no momento que me senti bem, do dia seguinte, fui de novo.

Acho que esse domingo vou continuar testando ver até onde güento, talvez o ideal seja manter o ritmo... Afinal de contas, como todos sabemos, mal não vai fazer, contanto que respeite o corpo.

O negócio para conseguir manter o ritmo é morar perto de algum lugar que tenha movimento, tenha gente jogando, ou ter pique suficiente pra ir sozinho. O ideal é ter as duas coisas, mas o lugar ser perto é essencial. Perto de casa, de preferência. Pra ir andando, 10 minutos de caminhada já é muito, mas tá no limite do praticável. Talvez seja até melhor ter uma caminhada antes e depois pra preparamento e relaxamento graduais.

Sexta-feira, inclusive, saí de casa às 9h20 pra ir no Brazil Foundation conhecer o projeto, visitei outros lugares lá por Manhatan e voltei só às 18h30, longas caminhadas... Deitei 40min e fui lá jogar. Cansativo, mas só fiz por que o corpo parecia aceitar. Claro que, antes disso, tem que querer, a força de vontade prepara o corpo, mesmo longe do melhor preparo físico, é quase como se planejar para fazer algo, e ir maneirando dentro do possível.

sexta-feira, 10 de março de 2006

wik - versao light do wiki

isso eh com relacao mais em especifico ao mediawiki. eh o software feito, em contribuicao conjunta da comunidade, para fazer funcionar o wikipedia, inicialmente, e na sequencia todo o resto. eh tambem o software mais completo para qualquer coisa em wiki, mas feito quase exclusivamente para tamanhos grandes, onde tenha bastante usuario. ha varios problemas em tentar aplicar para qualquer host/website que nao tenha muito trafego, e pretendo mudar isso cedo ou tarde, tentando aplicar ao proprio projeto para que possa ser continuado pela mesma comunidade.

as ideias eu vou ficar atualizando no meu proprio profile: wishlist

e com isso espero conseguir construir alguns sites, em especial o do wikbro , que ainda nao tem um QG.

quinta-feira, 9 de março de 2006

esperanca ultima

evitando acentos e maiusculas, tentando usar portugues simplificado, interneteis, vou re-comecar uma nova tentativa de fazer um diario. talvez a melhor forma seja gastando nao mais que 10 minutos por dia aqui, e/ou de uma forma ou de outra, escrevendo textos pequenos. talvez simplesmente fazer qq coisa, mas fazer todo dia.

soh sei que to a fim de tentar de novo, hehe. provavelmente comeco ruim, vou melhorando, ate que piora de vez.

mas bem, a idehia fraca do dia eh sobre o proprio portugues... EUX

ainda preciso melhorar bastante esse estudo, mas pretendo fazer um passo a passo de como poderia ser o idioma para facilitar comunicacao em curto, medio e longo prazo. jah levantei algumas hipoteses. falta principalmente acertar os detalhes e escrever. bastante.

eh uma coisa que vou fazendo aos poucos, mas tah aih, jah serve pra cubrir alguma coisa hoje. acho que vou la procurar fazer outras coisas mais uteis e praticas ateh amanha. :D