domingo, 26 de março de 2006

por água à baixo, mas água pra cima!

já que o meu diário já foi por água a baixo e não durou nem 1 semana, pelo menos vou tentar manter alguma constância e eventuais diários espontâneos ainda.

e já que o assunto é água, e provavelmente o assunto mundial vai mudar de óleo petrificado (petroleo) pra água em algum momento neste século, acho compensa comentar um pouco o que penso a respeito desse líquido da vida da forma que conhecemos e que é tão abundantemente raro. sem muita exatidão nos números, mas com alguma precisão do que lembro, água no planeta terra tem uns dados de conhecimento popular, que estão geralmente corretos.

pra começar, a água é, basicamente, incolor. mas tem uma leve tendência azulada, dentro do nosso reduzido espectro de visão da luz, só que é mais comum ela "assumir" uma cor correspondente à sais dissolvidos nela ou ao ambiente ao redor. o efeito de tensão superficial e refração dificulta ver através da superfície, mas quanto mais "pura" for a água, mais fácil de ver através, dado que ela é transparente.

resolvi colocar o texto dentro do meu espaco wikipedia, fica melhor pra ler e sempre espero contar com contribuições que até agora nunca foram significativas, quando existiu alguma.

Nenhum comentário: